SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Iron ore tailings in the production of cement tiles: a value analysis on building sustainabilityArchitectural form and land uses: an analysis of their effects on the occurrence of crimes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

MOTOMURA, Monica Cristina Nishikawa; FONTOURA, Larissa Casaril da  and  KANASHIRO, Milena. Áreas caminháveis: aplicação e análise de um índice de caminhabilidade em uma cidade brasileira. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.413-425. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400313.

Considerando o aumento das taxas de doenças crônicas não transmissíveis em todo o mundo, muitos estudos têm apontado o papel do ambiente construído como suporte para o caminhar. Tais pesquisas têm sido desenvolvidas em regiões metropolitanas ou em áreas específicas de cidades de países desenvolvidos. No entanto, não há evidências da aplicação do índice de caminhabilidade em toda uma cidade brasileira. O principal objetivo deste estudo é entender as áreas caminháveis em uma cidade brasileira de porte médio, como Cambé - PR, com base nas variáveis de caminhabilidade definidas por Frank et al. (2010). O índice sistematiza quatro variáveis do ambiente construído: densidade residencial, densidade da taxa de ocupação comercial, densidade de intersecções e uso do solo misto. Os resultados demonstraram áreas de maior caminhabilidade no centro da cidade e em três regiõesperiféricas de Cambé, locus de antigas áreas de habitação de interesse social. As transformações em relação ao uso do solo misto e as características da malha urbana foram variáveis preponderantes para ummaior nível de caminhabilidade nessas áreas. Este trabalho contribui para a discussão das características de áreas caminháveis e mostra resultados diferentes, considerando a aplicação do índice em uma cidade brasileira.

Keywords : Ambiente construído; Índice de caminhabilidade; Áreas caminháveis.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )