SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Uso do diafragma externo na ligação entre viga de seção I e pilar tubular de seção circularCaracterização da cinza de caroço de açaí residual para adição ao concreto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

SHIROSAKI, Rodrigo Kiyoshi et al. Caracterização de painéis de partículas de média densidade feitos com resina poliuretana monocomponente à base de mamona. Ambient. constr. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.37-43. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000100291.

Dentre os fatores envolvidos na fabricação dos painéis destaca-se o tipo adesivo, em que o uso de novos pode resultar em boas propriedades aos materiais fabricados. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou avaliar propriedades físicas e mecânicas de painéis de partículas fabricados com madeiras de Pinus sp. e de Eucalyptus grandis e unidas com resina poliuretana monocomponente derivada do óleo de mamona, cujo desenvolvimento desse adesivo vem sendo sistematicamente aperfeiçoado por diversos fabricantes. Foram produzidos dez painéis para cada espécie de madeira, ambos fabricados sobre as mesmas condições experimentais: 640 g de partículas (teor de umidade próximo de 10%), teor de adesivo de 15% sobre a massa de partículas, 10 min de tempo de prensagem a 100 ºC sob pressão de 4,0 MPa, consistindo nos mesmos parâmetros utilizados na fabricação de painéis de partículas de outras pesquisas, mas com o uso da resina bicomponente à base de mamona. Os painéis foram caracterizados segundo premissas e métodos de cálculo da norma brasileira NBR 14810-2 (2013), sendo utilizadas também normas internacionais para a verificação do requisitos. Com exceção da resistência ao arrancamento de parafuso, as demais propriedades obtidas superaram os requisitos dos documentos normativos utilizados.

Palavras-chave : Painéis de partícula; Resina monocomponente; Óleo de mamona; Pinus; Eucalyptus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )