SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Efeito da incorporação de resíduo de TiO2 (MNR) na formação das fases mineralógicas de clínquer PortlandModelo de regressão linear múltipla para avaliação do valor de mercado de apartamentos residenciais em Fortaleza, CE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

TIECHER, Francieli et al. Avaliação do potencial de utilização da escória granulada de fundição em concreto autoadensável. Ambient. constr. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.73-88. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000100294.

O presente estudo propõe um novo uso para a escória granulada de fundição: contribuir para a obtenção da viscosidade adequada em concretos autoadensáveis. Nesse tipo de concreto, em função de sua elevada fluidez, comumente são relatados problemas de segregação e, para contorná-los, podem ser utilizados fillers. A escória granulada é um resíduo oriundo da produção do ferro fundido. O grande volume gerado é problema para a indústria da fundição, que tem elevados custos para efetuar seu descarte de maneira adequada. A fim de propor um emprego para esse resíduo, garantindo benefícios tanto para a indústria que o gera quanto para a construção civil, o presente estudo tem como objetivo avaliar o emprego da escória granulada de fundição moída como modificador de viscosidade em concretos autoadensáveis, minimizando a potencialidade de segregação desse tipo de concreto. Os resultados obtidos mostram que a escória granulada de fundição moída possibilita a obtenção de concretos autoadensáveis sem segregação e com fluidez adequada. Além disso, tanto para as propriedades mecânicas quanto para a avaliação de durabilidade houve melhora com o emprego do resíduo, o que torna viável seu emprego para o fim proposto.

Palavras-chave : Escória granulada de fundição; Concreto autoadensável; Durabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )