SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Uma meta-análise sobre simplificações da modelagem geométrica em simulações do clima urbano com o software ENVI-metPrioridade perceptiva e critérios de satisfação de atributos ambientais em Unidades de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

RESENDE, Bruna Cristina; SOUZA, Henor Artur de  e  GOMES, Adriano Pinto. Modelagem da transferência de calor de ambientes subterrâneos no programa de simulação EnergyPlus. Ambient. constr. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.161-180. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000100299.

A temperatura do solo é um dos fatores mais influentes nas avaliações de desempenho térmico de ambientes subterrâneos e quase sempre é desconsiderada. Por isso, é necessário avaliar essa influência devido à interação do solo com a edificação, pois a transferência de calor através de paredes e pisos subterrâneos tem uma extensão significativa na carga térmica total de uma edificação. Este trabalho compara e avalia o impacto de diferentes alternativas de modelagem presentes no programa de simulação EnergyPlus por meio da análise das trocas de calor entre o solo, o piso e as paredes de um ambiente subterrâneo de uma edificação unifamiliar de São Paulo, Brasil, não condicionada artificialmente e não isolada termicamente. A comparação das alternativas de modelagem por meio da análise recomendada pela NBR 15575 indicou grande variação nos resultados de temperatura interna do ambiente subterrâneo da edificação. Quando comparado ao pré-processador Basement, os modelos do objeto GroundDomain apresentaram variação de temperatura interna do ambiente subterrâneo de até 6 ºC no verão e de 5,2 ºC no inverno. Tais resultados fornecem indicações da influência e da variabilidade que o uso das diferentes opções de modelagem do EnergyPlus podem gerar em uma análise de desempenho térmico.

Palavras-chave : Desempenho térmico; EnergyPlus; Pré-processador Basement; Objeto GroundDomain; Simulação computacional; Cômodos subterrâneos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )