SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Prioridade perceptiva e critérios de satisfação de atributos ambientais em Unidades de Terapia IntensivaEstudo hipotético para avaliação preliminar da resiliência na mobilidade urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

SILVEIRA, Carolina Stolf  e  DISCHINGER, Marta. Orientação e mobilidade de usuários com deficiência visual em sistemas de transporte por ônibus e metrô no Brasil. Ambient. constr. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.195-208. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000100301.

Orientação espacial depende tanto da informação contida no ambiente quanto da capacidade do indivíduo em perceber e lidar com essa informação. Para poder entender um sistema de transporte público urbano e mover-se de forma independente de um lugar para outro, esse serviço deve fornecer informações acessíveis aos usuários, para que esses possam exercer seu direito de ir e vir, bem como chegar aos lugares e atividades. No Brasil, a informação disponível para os usuários é escassa e às vezes inexistente, especialmente no que se refere ao fornecimento de informações não visuais. Este artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de doutorado que ouviu cerca de duzentas pessoas de Norte à Sul do país. Dentre os métodos aplicados, os resultados dos Passeios Acompanhados são apresentados neste artigo, buscando refletir acerca da orientação e mobilidade de usuários com cegueira e baixa visão em seus deslocamentos urbanos utilizando um sistema de transporte coletivo.

Palavras-chave : Orientação; Mobilidade; Usuários com cegueira; Transporte público.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )