SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Estudo hipotético para avaliação preliminar da resiliência na mobilidade urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

SILVA, Otavio Henrique da  e  ANGELIS NETO, Generoso De. Índice de Serviço das Calçadas (ISC). Ambient. constr. [online]. 2019, vol.19, n.1, pp.221-236. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212019000100303.

O serviço oferecido pela infraestrutura de circulação de pedestres deve suprir a demanda local e proporcionar conforto e segurança a seus usuários. A questão é particularmente importante em cidades pequenas, para as quais, devido à ausência de transporte público e às pequenas distâncias, as viagens a pé constituem a base da mobilidade urbana. Esta pesquisa objetivou propor método de avaliação do nível de serviço (NS) de calçadas para cidades de pequeno porte, para disponibilizar recurso técnico à gestão desses espaços pelas municipalidades. O modelo elaborado e aplicado em São Tomé, PR, foi denominado Índice de Serviço das Calçadas (ISC), composto de dois índices que envolvem aspectos de qualidade do espaço (ISCqe) e de acessibilidade (ISCa). O método envolveu três etapas: análise técnica das calçadas (570 quadras), verificação da percepção do usuário por meio de pesquisa de opinião (355 munícipes) e atribuição dos níveis de serviço, variando de A (melhor situação) a F (pior situação), conforme resultados dos índices. Houve maior ocorrência do NS-F, principalmente nas áreas urbanas periféricas. Já níveis de serviço mais adequados (NS-A a NS-D) foram conferidos a 34,91% das quadras. O modelo apresentou aplicabilidade adequada às cidades pequenas, havendo possibilidade de adaptações para utilização em maiores centros.

Palavras-chave : Avaliação de calçadas; Cidades de pequeno porte; Acessibilidade; Mobilidade urbana; Pedestre.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )