Os estudos sobre empreendedorismo são normalmente fragmentados, com diversos enfoques de análise e pressupostos epistemológicos e ontológicos distintos. No entanto já existem esforços de alguns autores em analisar tal fenômeno por meio de uma perspectiva mais integradora. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é analisar como os fundadores da ONG Aliança Empreendedora utilizaram a sua rede de relações no sentido de conseguir recursos e legitimidade para a criação da referida organização. Como base teórica, três abordagens foram adotadas: rede de relações, visão baseada em recursos e legitimidade. Recorreu-se à estratégia de estudo de caso, por meio da triangulação de diversas fontes de evidências, com o objetivo de entender como se deu a interação da rede de relações com os recursos e a legitimidade no processo de criação dessa organização social. Verificou-se a existência de consistência nas abordagens teóricas adotadas no estudo, o que levou a refletir sobre a necessidade de compreensão da criação de novos negócios pelo enfoque no contexto, e não apenas no empreendedor.
empreendedorismo; estudo de caso; legitimidade; recursos; relações