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Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

RODRIGUES, Andréa Leite; MORIN, Estelle  and  STREHLAU, Suzane. A imagem de executivos na mídia: um estudo com jornais de Québec. Cad. EBAPE.BR [online]. 2009, vol.7, n.2, pp.232-251. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512009000200005.

Morin, Giroux e Pauchant (2001) elaboraram uma pesquisa sobre a identificação de práticas de reconhecimento profissional com executivos do Ministério da Saúde e Serviço Social da Província de Québec, no Canadá. No estudo, os executivos revelaram não sentirem reconhecimento pela sua atuação profissional por parte da população, a qual seria influenciada tanto pela mídia eletrônica quanto impressa, fato que os desmotivava, corroborando, assim, processos de esgotamento psíquico e de perda de sentido do trabalho. A partir dessa constatação, realizamos um estudo para identificar a imagem veiculada pelos jornais sobre trabalho dos executivos de alto nível da Rede de Saúde e Serviço Social de Québec (RSSSQ). Analisamos as notícias de 10 jornais quebequenses publicadas no período 1993-2003. O método empregado foi o de natureza qualitativa, utilizando-se duas técnicas de pesquisa: a construção de corpus de textos e a análise de conteúdo. A constatação foi a de que os jornais veicularam uma imagem pública dos executivos associada às idéias de vítima, de recursos e de reivindicação. Ao final, este artigo oferece breves sugestões para que a mídia possa ser uma co-produtora de significados positivos em relação aos executivos da RSSSQ.

Keywords : trabalho; mídia; construção de corpus; análise de conteúdo; imagem; construção de sentido.

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