SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 special issue 1"The results of this (qualitative) research cannot be generalized": dotting the i's on this caveatEmotional positiviness in the practice of social research in organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

BOAVA, Diego Luiz Teixeira  and  MACEDO, Fernanda Maria Felício. Contribuições da fenomenologia para os estudos organizacionais. Cad. EBAPE.BR [online]. 2011, vol.9, n.spe1, pp. 469-487. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600003.

Este artigo discute elementos que viabilizam outra possibilidade de compreensão dos fenômenos administrativos, através de uma descrição propedêutica da fenomenologia e do método fenomenológico. Objetiva-se, assim, apresentar as principais contribuições e possibilidades da fenomenologia para os estudos organizacionais. Aprofunda-se em considerações sobre a fenomenologia em geral e os diversos tipos de métodos fenomenológicos em particular, buscando esclarecer sobre a filosofia existente nesses temas, para auxiliar os pesquisadores em seu labor diário. Discorre-se também sobre a redução, que na verdade são duas: a eidética e a fenomenológica. Tais reduções são vitais para retirar o homem de sua atitude natural. Outro assunto aqui abordado é a transposição do método fenomenológico do campo filosófico para o campo da pesquisa empírica. Diante dessa contextualização, tem-se o último assunto a ser abordado, que vai diretamente ao encontro do objetivo desta pesquisa, discutindo-se a utilização da fenomenologia no contexto da administração. A título de ilustração, são apresentados diversos estudos que têm a fenomenologia como tema, bem como um método fenomenológico empírico específico da área de estudos organizacionais. Dessa maneira, a temática neste artigo é situada, sendo preciso agora avançar em direção a outras possibilidades.

Keywords : Fenomenologia; Método fenomenológico; Estudos organizacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese