SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 special issue 1Contributions of phenomenology to organizational studiesRecommendations and notes for categorizations in research on interorganizational networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

BULGACOV, Yára Lucia Mazziotti  and  VIZEU, Fabio. A positividade da emoção na prática da pesquisa social em organizações. Cad. EBAPE.BR [online]. 2011, vol.9, n.spe1, pp. 488-509. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600004.

Um problema corrente na produção do conhecimento científico é o mito da racionalidade na prática da pesquisa, pois, ainda que adote uma concepção de homem concreto que age sobre o mundo, não podemos deixar de considerar a dimensão da emoção, cuja mediação é inevitável. Nesse sentido, é preciso considerar a ideia da indissociabilidade entre razão e emoção no processo de conhecer. O presente trabalho traz a contribuição da psicologia sociocultural e histórica para o debate metodológico dos estudos organizacionais, particularmente quanto ao problema das concepções de homem e da produção do conhecimento na pesquisa social. O principal argumento, neste artigo, é o da positividade da emoção na prática de pesquisa social. Após a discussão teórica e conceitual, apresentamos o relato da experiência de um dos autores, que desenvolveu uma pesquisa em um hospital psiquiátrico, revelando empiricamente a construção do saber científico pela implicação e emotividade do pesquisador.

Keywords : Prática de pesquisa; Emoção; Racionalidade; Atividade; Conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese