SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 special issue 1Recommendations and notes for categorizations in research on interorganizational networksEntrepreneurial competencies and processes of entrepreneurial learning: a conceptual research model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

BORGES, Jacquelaine Florindo; MEDEIROS, Cintia Rodrigues de Oliveira  and  CASADO, Tania. Práticas de gestão e representações sociais do administrador: algum problema?. Cad. EBAPE.BR [online]. 2011, vol.9, n.spe1, pp. 530-568. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600006.

Nós examinamos, neste artigo, as representações sociais de estudantes de graduação em administração para situações em que a ética e a competitividade estão presentes de forma paradoxal. O objetivo do estudo é identificar como o sentido construído pelos estudantes sobre o que é a administração, a organização e o papel do administrador os leva a um determinado posicionamento simbólico acerca deste paradoxo. Tal problemática é examinada à luz da Critical Management Education e da Teoria das Representações Sociais. Nosso estudo é de natureza qualitativa e utilizamos como procedimentos metodológicos o teste de associação de palavras, o completion test para a análise de cinco casos noticiados pela mídia escrita e televisiva e a construção de desenhos-tema. Os resultados evidenciam o posicionamento simbólico ambíguo e contraditório dos estudantes em relação ao papel do administrador e à prática de gestão adequada nas referidas situações.

Keywords : Ética empresarial; Dilemas; Paradoxos; Representações sociais; Comportamento organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License