SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número especial 1Management and social representation practices of the administrator: any problem?Entrepreneurship from the actor-network theory perspective: exploring alternatives beyond the subjectivism and objectivism índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos EBAPE.BR

versión On-line ISSN 1679-3951

Resumen

ZAMPIER, Marcia Aparecida  y  TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cad. EBAPE.BR [online]. 2011, vol.9, n.spe1, pp. 564-585. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600007.

Ao constatar que os empreendedores são indivíduos com características inovadoras, proativas e com facilidade em identificar novas oportunidades, surge a necessidade de entender como eles desenvolvem tais competências. Visitando a literatura percebe-se que existem evidências da inter-relação entre os processos de desenvolvimento de competências empreendedoras e de aprendizagem empreendedora, que os sustentam. Assim, torna-se imprescindível compreender como ocorrem esses processos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é contribuir para o avanço na literatura de empreendedorismo, apresentando um modelo conceitual de pesquisa que integra modelos de competências empreendedoras e de processos de aprendizagem empreendedora. Este artigo, de cunho teórico, resulta de extensa pesquisa bibliográfica e apresenta os resultados obtidos até então, uma vez que pesquisas empíricas para sua validação estão em processo.

Palabras llave : Empreendedores; Competências empreendedoras; Aprendizagem empreendedora; Pequenas empresas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués