SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número especial 1Management and social representation practices of the administrator: any problem?Entrepreneurship from the actor-network theory perspective: exploring alternatives beyond the subjectivism and objectivism índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cadernos EBAPE.BR

versión On-line ISSN 1679-3951

Resumen

ZAMPIER, Marcia Aparecida  y  TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch. Competências empreendedoras e processos de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cad. EBAPE.BR [online]. 2011, vol.9, n.spe1, pp.564-585. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600007.

Ao constatar que os empreendedores são indivíduos com características inovadoras, proativas e com facilidade em identificar novas oportunidades, surge a necessidade de entender como eles desenvolvem tais competências. Visitando a literatura percebe-se que existem evidências da inter-relação entre os processos de desenvolvimento de competências empreendedoras e de aprendizagem empreendedora, que os sustentam. Assim, torna-se imprescindível compreender como ocorrem esses processos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é contribuir para o avanço na literatura de empreendedorismo, apresentando um modelo conceitual de pesquisa que integra modelos de competências empreendedoras e de processos de aprendizagem empreendedora. Este artigo, de cunho teórico, resulta de extensa pesquisa bibliográfica e apresenta os resultados obtidos até então, uma vez que pesquisas empíricas para sua validação estão em processo.

Palabras clave : Empreendedores; Competências empreendedoras; Aprendizagem empreendedora; Pequenas empresas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons