SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 special issue 1Entrepreneurship from the actor-network theory perspective: exploring alternatives beyond the subjectivism and objectivismManagerial competencies in federal institutions of higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

FERNANDES, Valdir  and  PONCHIROLLI, Osmar. Contribuições da racionalidade comunicativa, racionalidade substantiva e ambiental para os estudos organizacionais. Cad. EBAPE.BR [online]. 2011, vol.9, n.spe1, pp. 604-626. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600009.

O tema deste artigo insere-se nos estudos da teoria organizacional e racionalidade. Traz análise acerca dos ensaios sobre racionalidade substantiva de Guerreiro Ramos, racionalidade ambiental de Enrique Leff e visão Habermasiana de Ação Comunicativa e suas implicações no universo organizacional. O método que caracteriza este artigo é a revisão bibliográfica, com utilização de fontes múltiplas de evidência. Os dados foram obtidos mediante investigação bibliográfica, e a análise dos dados foi efetuada de forma descritivo-interpretativa. Utilizaram-se, para tanto, análise de conteúdo e a análise documental. Dentre as conclusões baseadas nas proposições desses autores, está a possibilidade de uma perspectiva crítica capaz de identificar e de enfrentar as patologias que o mundo atual exige, com ênfase para os parâmetros da razão comunicativa. É esta razão que deve controlar, em última instância, os processos sistêmicos, colocando-os a serviço das finalidades humanas comunicativamente estabelecidas. Na análise das proposições desses três autores, a discussão que emerge é que o tipo de racionalidade presente na ação social depende essencialmente da motivação da ação, o que necessariamente deve ser incorporado pela teoria organizacional.

Keywords : Racionalidade comunicativa; Racionalidade substantiva; Racionalidade ambiental; Teoria organizacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese