SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 special issue 1Managerial competencies in federal institutions of higher educationHealth, labor and subjectivity: considerations about absenteeism-disease of workers at a public university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

ESTHER, Angelo Brigato. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cad. EBAPE.BR [online]. 2011, vol.9, n.spe1, pp. 648-667. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512011000600011.

No âmbito da gestão empresarial, há muito se discute a questão das competências gerenciais, cuja articulação deve culminar com o alcance dos objetivos organizacionais. Tal lógica tem penetrado o domínio da gestão pública. As universidades públicas, especialmente as federais, vêm experimentando mudanças em sua atuação desde meados da década de 1990, quando se buscou a implementação da chamada "gestão pública gerencial". O objetivo do artigo é analisar as competências atribuídas aos reitores de universidades federais, com a expectativa de contribuir para maior compreensão de sua ação. Para tanto, foram entrevistados reitores, vice-reitores e pró-reitores de oito universidades federais, todas localizadas em Minas Gerais. Os resultados expressam a predominância da competência política, faltando-lhes, entretanto, o domínio de outras consideradas relevantes para os gestores públicos.

Keywords : Gestão universitária; Competências gerenciais; Competência política; Competências dos reitores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese