SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The presence of intermediate agents in the establishment of interorganizational networks: an analysis grounded on a temporal perspectiveBeyond cultural homogeneity: organizational culture in a subnational perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos EBAPE.BR

On-line version ISSN 1679-3951

Abstract

OLIVEIRA, Samir Adamoglu de  and  MONTENEGRO, Ludmilla Meyer. Etnometodologia: desvelando a alquimia da vivência cotidiana. Cad. EBAPE.BR [online]. 2012, vol.10, n.1, pp. 129-145. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512012000100009.

Este ensaio teórico propõe-se a apresentar uma análise introdutória sobre a etnometodologia, abordagem de pesquisa social empírica surgida a partir dos anos sessenta do século passado que impactou a sociologia desde então ao salientar que os etnometodólogos estudam fenômenos sociais, aqueles que estão disponíveis em atividades humanas incorporadas, sensíveis, de fala e ação. Apresenta-se e discute-se o contexto histórico do seu surgimento, evidenciando suas origens, seus conceitos principais, os elementos filosóficos constitutivos, os métodos e os tipos de pesquisa que essa abordagem comporta e desenvolveu ao longo das últimas décadas; bem como críticas e pontos de convergência com outras abordagens de pesquisa social. Sugere-se a abertura de diálogo entre a etnometodologia e os estudos organizacionais que versam no terreno das práticas sociais, argumentando como, a partir do seu caráter multiparadigmático e multifacetado, a etnometodologia pode ser uma abordagem de pesquisa válida para o estudo qualitativo das organizações. Conclui-se que a etnometodologia parece ser uma possibilidade de aproximação com o fenômeno organizacional que permite compreendê-lo de forma adequada com base na noção de práticas sociais.

Keywords : Etnometodologia; Estudos organizacionais; Pesquisa qualitativa; Práticas cotidianas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese