SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número especialOrganizações pós-burocráticas e resiliência organizacional: a institucionalização de formas de comunicação mais substantivas nas relações de trabalhoResiliência no trabalho: uma análise comparativa entre as teorias funcionalista e crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos EBAPE.BR

versão On-line ISSN 1679-3951

Resumo

IRIGARAY, Hélio Arthur Reis; PAIVA, Kely Cesar Martins de  e  GOLDSCHMIDT, Cristina Chaves. Resiliência organizacional: proposição de modelo integrado e agenda de pesquisa. Cad. EBAPE.BR [online]. 2017, vol.15, n.spe, pp.390-408. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/1679-395158881.

A proposta deste ensaio teórico foi lançar luzes e sintetizar questões conceituais a respeito da resiliência no mundo do trabalho - ou seja, considerando trabalhadores e organizações -, propor um modelo integrado de análise. Para tanto, foi realizado um resgate histórico da discussão do constructo, suas especificidades no campo da Administração, o que inclui níveis de análise diferenciados. Após conceituar resiliência organizacional e considerando-se os elementos da resiliência nos níveis individual e sistêmico, assim como aspectos contextuais que permeiam as relações que se passam nos níveis micro e macro de análise, propôs-se um modelo integrado de análise de Resiliência Organizacional. A partir dele, traçou-se uma agenda de pesquisa que abraçou aspectos metodológicos e conexões conceituais e temáticas, a qual pode contribuir para o debate de um constructo que engloba processos altamente complexos, que envolvem níveis diferenciados de análise, e que estão submetidos a lógicas nem sempre claras e precisas, tanto para o indivíduo como para a organização, de modo amplo aqui considerados.

Palavras-chave : Resiliência; Resiliência organizacional; Resiliência individual; Resiliência sistêmica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )