SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialContribuição do Cadernos Gestão Pública e Cidadania para a institucionalização do Campo de Públicas no BrasilOrganizações & Sociedade: sobrevivência e consolidação de um periódico científico no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos EBAPE.BR

versão On-line ISSN 1679-3951

Resumo

GUIMARAES, Tomás Aquino et al. A ANPAD e o processo de institucionalização da comunidade científica brasileira de Administração. Cad. EBAPE.BR [online]. 2018, vol.16, n.spe, pp.523-537. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/1679-395173273..

Uma comunidade científica é composta por laços de interação entre pessoas que partilham valores, normas de conduta e comportamentos comuns, isto é, padrões institucionalizados sobre como produzir conhecimentos e tecnologias em determinado campo do saber. Regra geral, as comunidades científicas são autorreguladas, na medida em que seus membros se organizam em torno de associações ou sociedades que delimitam espaços de atuação e estabelecem como fazer ciência no campo de interesse, tendo por base determinados padrões de conduta transversais, aplicados a distintos campos de conhecimento científico. Este artigo tem por objetivo discutir o papel da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) nas atividades de publicação científica e de regulação da comunidade científica brasileira de Administração, bem como apresentar de que modo essas atividades têm contribuído com o processo de institucionalização dessa comunidade. Analisa-se tal processo em seu contexto histórico, apresentam-se as principais realizações da ANPAD e discutem-se alguns desafios para essa comunidade em sua trajetória de consolidação.

Palavras-chave : Institucionalização; Publicação Científica; Comunidade Científica; Administração; ANPAD.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )