SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialOs caminhos percorridos pela Revista de Administração da UEG: avanços e desafiosA Revista de Administração da Unimep: análise histórica das características e contribuições de sua publicação no período 2003-2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos EBAPE.BR

versão On-line ISSN 1679-3951

Resumo

SOUZA FILHO, Theophilo Alves de; PAES-DE-SOUZA, Mariluce  e  SOUZA, Dércio Bernardes de. Contribuição de um periódico para o avanço científico acadêmico na Amazônia: visão e perspectivas dos editores da Revista de Administração e Negócios na Amazônia. Cad. EBAPE.BR [online]. 2018, vol.16, n.spe, pp.559-569. ISSN 1679-3951.  http://dx.doi.org/10.1590/1679-395173194.

Este artigo relata a experiência dos editores de uma revista de Administração e Negócios na Amazônia, considerando a contribuição desse periódico para o avanço científico acadêmico com foco no desenvolvimento sustentável. O objeto do estudo é a Revista de Administração e Negócios na Amazônia (Rara). A Rara foi criada por pesquisadores do Centro de Estudo Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Cedsa), cujo grupo de pesquisa é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Rondônia (PPGA/Unir). O estudo tem abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com o objetivo de descrever a trajetória da revista. Os procedimentos foram orientados a relatar a experiência de seus editores. Utilizou-se como base de dados o site da própria revista. Os dados transformados em informações serviram de base para analisar a contribuição do periódico para o avanço científico acadêmico na Amazônia. Descrevem-se as estratégias de criação, editoração, penetração no âmbito acadêmico e avanço da Rara, pontuando a visão e as perspectivas de seus editores. Avaliamos que a iniciativa é pertinente e vem contribuindo com o desenvolvimento da Amazônia, no entanto, ainda se ressente de maior participação na produção científica de autores residentes nos estados da região Norte, bem como do baixo nível de qualidade nos trabalhos submetidos. Concluímos que o esforço de editoração para manter um periódico quadrimestral retrata a satisfação dos editores em contribuir com a disseminação do conhecimento e oferecer aos pesquisadores e acadêmicos da Amazônia e da comunidade científica como um todo um veículo para compartilhar suas reflexões e resultados de pesquisa sobre a Região.

Palavras-chave : Periódico; Avanço Científico Acadêmico; Amazônia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )