Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição do peso ao nascer da população do Hospital Geral do Grajaú comparada à da população da cidade de São Paulo

RESUMO

Objetivo:

Comparar a curva de crescimento intrauterino de uma população que se serve de um hospital da região periférica com a curva de crescimento intrauterino da cidade de São Paulo, Brasil.

Métodos:

O Hospital Estadual do Grajaú serve a uma população com gestação de alto risco, com falta de recursos de saúde, baixo nível de escolaridade, poucas consultas de pré-natal e grande morbidade. O hospital que atende a essa população tem recursos e pessoal especializado, o hospital escola de medicina. A curva foi construída por meio de programa de dados confiáveis que contém informações sobre todos os recém-nascidos vivos durante os anos de 2003 a 2007, totalizando 9.952 recém-nascidos, tomando-se os dados de peso e idade gestacional como parâmetros. As curvas de distribuição de peso para os percentis 3, 10, 50 e 90 para os grupos de idade gestacional foram comparados àqueles da curva da cidade de São Paulo.

Resultados:

As curvas não diferiram significativamente, como demonstrado pelo cálculo do desvio das médias (Z score), não obstante as taxas de prematuridade, baixo peso, mães adolescentes e falta de consultas ao pré-natal fossem significativamente maiores na população do Hospital Estadual do Grajaú do que na população do município de São Paulo.

Conclusões:

A curva da cidade de São Paulo se mostrou apropriada para aquela população da periferia da cidade, ainda que existam as diferenças epidemiológicas.

Descritores:
Recém-nascido/crescimento & desenvolvimento; Desenvolvimento fetal

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br