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Dificuldades de comunicação e estratégias utilizadas pelos enfermeiros e sua equipe na assistência ao deficiente auditivo

RESUMO

Objetivo:

Identificar as dificuldades de comunicação da equipe de enfermagem com os deficientes auditivos no decorrer da assistência de enfermagem e conhecer as estratégias desenvolvidas na comunicação não verbal.

Métodos:

Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório, de nível I, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 37 enfermeiros e 63 técnicos em enfermagem de um hospital privado que, depois de cumprirem os procedimentos éticolegais, responderam a um questionário para identificar dificuldades e estratégias utilizadas no atendimento ao deficiente auditivo.

Resultados:

Dificuldade em explicar assunto de interesse do paciente foi relatada por 66% dos profissionais e, para 32%, dificuldade em entender o paciente a partir da sua forma de comunicação. A estratégia de comunicação utilizada por 100% dos pesquisados foi mímica, seguida por leitura labial, usada por 94%, auxílio do acompanhante por 65% e escrita por 42%. Somente 1% comunicou-se por meio de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Conclusões:

As dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas pela equipe de enfermagem na comunicação com pacientes deficientes auditivos justificam a necessidade de capacitar esses profissionais para promover uma assistência humanizada no contexto de uma sociedade mais inclusiva para portadores de necessidades especiais.

Descritores:
Pessoas com insuficiência auditiva; Comunicação não verbal/enfermagem; Comunicação não verbal/educação; Equipe de enfermagem; Equipe de enfermagem/educação; Humanização da assistência; Resolução de problemas; Linguagem de sinais; Surdez

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