SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Spectral characteristics of the hippocampal LFP during contextual fear conditioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Abstract

SANTO, Rafael do Espírito. Utilização da Análise de Componentes Principais na compressão de imagens digitais. Einstein (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.2, pp.135-139. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000200004.

OBJETIVO: Descrever a utilização de uma ferramenta estatística (Análise de Componentes Principais ou Principal Component Analysis – PCA) para reconhecimento de padrões e compressão, aplicando esses conceitos em imagens digitais utilizadas na medicina. MÉTODOS: A descrição da Análise de Componentes Principais é realizada por meio da explanação de autovalores e autovetores de uma matriz. Esse conceito é apresentado em uma imagem digital coletada na rotina clínica de um hospital, a partir dos aspectos funcionais de uma matriz. Foi feita a análise de potencial para recuperação da imagem original em termos de taxa de compressão obtida. RESULTADOS: As imagens médicas comprimidas mantêm as características principais até aproximadamente um quarto de seu volume original, destacando o emprego da Análise de Componentes Principais como ferramenta de compressão da imagem. Secundariamente, o parâmetro obtido pode refletir a complexidade e, potencialmente, a textura da imagem original. CONCLUSÃO: A quantidade de componentes principais utilizada na compressão influencia a recuperação da imagem original a partir da imagem final (compactada).

Keywords : Análise de componentes principais; Autovalores; Autovetores; Compressão de imagens; Padrões; Redução de dimensão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License