SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Intracellular labeling and quantification process by magnetic resonance imaging using iron oxide magnetic nanoparticles in rat C6 glioma cell lineSneddon's syndrome: case report and review of its relationship with antiphospholipid syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Abstract

CAOUS, Cristofer André et al. Retorno sobre o Investimento Científico – RoSI: uma proposta de índice dinâmico PMO para avaliação de desempenho e gestão de projetos científicos. Einstein (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.2, pp.222-229. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000200017.

OBJETIVOS: Propor um novo índice adaptado de riscos esperados para avaliar, planejar e acompanhar projetos de pesquisa que dependem de financiamento e estrutura adequada para o seu desenvolvimento. MÉTODOS: Uma grade de resultados aceitáveis em relação aos projetos de pesquisa com variáveis complexas foi aplicada como índice para mensurar o desempenho dos projetos. Para sua implementação foram utilizados o índice de ulcer como medida básica para acomodar as seguintes variáveis: custos, fator de impacto de publicação, levantamento de fundos e registro de patentes. Obteve-se uma ferramenta de modelagem aqui denominada "Retorno sobre Investimento Científico" (RoSI) que permitiu mensurar e acompanhar projetos de modo analítico, levando-se em conta o conjunto dos resultados esperados, as respectivas variáveis e suas interações analisadas num ambiente virtual semi-quantitativo. RESULTADOS: O modelo foi testado para avaliação de três projetos da Instituição (projetos A, B, e C). Diferentes curvas refletem os índices de ulcer identificando o projeto de menor risco (projeto C) relacionado ao desenvolvimento e resultados esperados de acordo com o investimento inicial ou total considerado. CONCLUSÃO: O modelo contribuiu tanto para a quantificação dos riscos e planejamento, quanto para a definição de investimentos necessários que contemplem ações de contingência, beneficiando os diferentes stakeholders envolvidos: o financiador (investidor ou doador), o gestor e os pesquisadores.

Keywords : Projetos de pesquisa e desenvolvimento; Financiamento da pesquisa; Investimentos em saúde [economia]; Inovação; Tecnologia biomédica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License