SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Krabbe disease: the importance of early diagnosis for prognosisImaging findings and cerebral perfusion in arterial ischemic stroke due to transient cerebral arteriopathy in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Abstract

NAKAMURA, Olavo Kyosen; PINHO, Marco da Cunha; ODONE FILHO, Vicente  and  ROSEMBERG, Sergio. Astrocitoma pilomixoide intermediário e síndrome diencefálica: aspectos de imagem. Einstein (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 236-238. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000200020.

O astrocitoma pilomixoide, entidade descrita como variante histológica do astrocitoma pilocítico, é um raro tumor primário do sistema nervoso central. Geralmente, localiza-se em topografia hipotálamo-quiasmática, acomentendo crianças com idade média de 10 meses. Apresenta alta taxa de recorrência e disseminação liquórica, podendo se apresentar ao longo de todo o neuroeixo. Dada sua topografia, pode se apresentar com atraso do desenvolvimento na infância e síndrome diencefálica, caracterizada por emagrecimento extremo, ausência de acúmulo de tecido adiposo, hiperatividade motora, euforia e estado de alerta. A ressonância magnética possui um papel importante para o diagnóstico, estadiamento e seguimento do astrocitoma pilomixoide. No entanto, para o diagnóstico definitivo, o estudo anatomopatológico é fundamental, principalmente na diferenciação com o astrocitoma pilocítico. Além disso, em alguns casos, como o aqui apresentado, evidencia-se a apresentação simultânea de características histológicas do astrocitoma pilomixoide e pilocítico, constituindo um grupo denominado astrocitoma pilomixoide intermediário. A cirurgia é a melhor opção de tratamento e geralmente há necessidade de tratamento adjuvante.

Keywords : Astrocitoma [diagnóstico]; Astrocitoma [patologia]; Diencéfalo; Imagem por ressonância magnética; Criança; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese