SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Pandemic influenza A/H1N1: comparative analysis of microscopic lung histopathological findingsDementia Rating Scale psychometric study and its applicability in long term care institutions in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Abstract

GUENDLER, Vera Zukerman et al. Fatores associados ao uso excessivo de medicação sintomática em pacientes com enxaqueca crônica. Einstein (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.3, pp. 312-317. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000300010.

OBJETIVO: Avaliar a prevalência de transtornos psiquiátricos em pacientes com diagnóstico de enxaqueca crônica com e sem uso excessivo de medicação sintomática. MÉTODOS: Setenta e dois voluntários foram recrutados a partir de um Programa de Saúde da Família da comunidade de Paraisópolis, na cidade de São Paulo (SP). Esses pacientes foram submetidos a exames clínico e neurológico. As seguintes variáveis foram analisadas: idade, gênero, nível educacional, índice de massa corporal, tipo de uso excessivo de medicação, características da cefaleia, consumo de cafeína, presença de ansiedade e distúrbios de humor. RESULTADOS: Dos 72 pacientes, 50 (69%) tinham cefaleia crônica, com uso exagerado de medicação, e 22 (31%) tinham cefaleia crônica, sem uso excessivo de medicação. Os fatores idade, gênero, nível educacional, índice de massa corporal, tipo de uso excessivo de medicação, características da cefaleia e consumo de cafeína não mostraram diferença significante entre os grupos estudados. Os diagnósticos de ansiedade e de distúrbios de humor ao longo da vida foram mais comuns nos pacientes com uso excessivo de medicação (p=0,003 e p=0,045, respectivamente). CONCLUSÃO: Este estudo mostrou uma associação significativa entre cefaleia crônica e uso excessivo de medicação nos pacientes avaliados, quanto ao diagnóstico de transtornos de ansiedade e de humor ao longo da vida. Não foi encontrada nenhuma associação com outros distúrbios psiquiátricos pesquisados.

Keywords : Transtornos de enxaqueca [quimioterapia]; Doença crônica; Transtornos mentais; Prevalência; Comorbidades.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese