SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Impact of the use of vessel sealing or harmonic scalpel on intra-hospital outcomes and the cost of thyroidectomy proceduresDifferent manifestations of calcifying cystic odontogenic tumor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Abstract

ANDRADE, Cláudia Toledo de et al. A importância de uma base de dados na gestão de serviços de saúde. Einstein (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.3, pp. 360-365. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000300018.

OBJETIVO: Apresentar o perfil epidemiológico de pacientes com câncer pertencentes à base de dados do Registro Hospitalar de Câncer e relatar a importância dessa base para a gestão de serviço de saúde de um Centro de Oncologia e Hematologia. MÉTODOS: Estudo retrospectivo, realizado com levantamento de 1.617 prontuários, entre os anos de 2004 a 2009. Os cânceres analisados foram de cólon e reto, mama, próstata e pulmão. As variáveis utilizadas no estudo foram idade, gênero, estadiamento da doença ao diagnóstico e tipo de tratamento. Para a coleta de dados, utilizou-se o software SisRHC e, na análise, utilizou-se o software Excel®. Para a segurança e confiabilidade dos dados, foram utilizadas senhas de acessos aos arquivos, backups semanais das planilhas, além do CPF do paciente, a fim de evitar duplicidade. RESULTADOS: Do total de 1.617 prontuários analisados, 36,42% pertenciam ao grupo topográfico de mama e aproximadamente 40% dos pacientes com câncer de cólon e reto tinham 70 anos ou mais. O estadiamento II foi prevalente, representando 44% da amostra, e o tratamento mais empregado foi a cirurgia (57% dos casos). CONCLUSÃO: O presente estudo sugeriu que a base de dados do Registro Hospitalar de Câncer tem papel relevante por ser capaz de gerar um conjunto de importantes informações relacionadas ao câncer e que, por meio dessas informações, é possível realizar estudos epidemiológicos que permitam gerar ações de melhoria gerencial e assistencial a essa população.

Keywords : Neoplasias; Base de dados; Gestão em saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese