SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Femoral nerve neuropathy after the psoas hitch procedureHemoperitoneum secondary to gastric GIST negative for c-KIT and positive for antibody anti-DOG1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Abstract

BALBINO, Marcos; SILVA, Gisele  and  CORREIA, Gabriela Cardoso Tostes Pimentel. Anafilaxia com convulsões após angiografia com fluoresceína em paciente ambulatorial. Einstein (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.3, pp. 374-376. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000300021.

A fluoresceína endovenosa é associada a pequenos efeitos adversos durante a angiografia da retina, a maioria deles sem gravidade e não relacionada a mecanismos imunológicos. Entretanto, em raras ocasiões, pode ocorrer reação anafilactoide; fatalidades envolvendo o uso de fluoresceína têm sido descritas. Complicações graves após injeção endovenosa de fluoresceína requerem ação imediata da equipe envolvida, assim como treinamento regular para padronizar o tratamento.

Keywords : Anafilaxia; Convulsões [quimicamente induzido]; Angiofluoresceinografia [efeitos adversos]; Fluoresceínas [administração & dosagem]; Doenças retinianas; Injeções intravenosas; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese