SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Hemoperitoneum secondary to gastric GIST negative for c-KIT and positive for antibody anti-DOG1Thermodynamics as the driving principle behind the immune system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508

Abstract

SILVA, Telma Regina Sanches Ranzani da. Fatores de risco maternos não biológicos para o baixo peso ao nascer na América Latina: revisão sistemática de literatura com meta-análise. Einstein (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.3, pp. 380-385. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000300023.

OBJETIVO: Identificar os fatores de risco maternos não biológicos para o baixo peso ao nascer na América Latina. MÉTODOS: Revisão sistemática de literatura com meta-análise. O instrumento de avaliação metodológica foi Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology Statement. Foram excluídos estudos com fatores de risco patológicos maternos para o baixo peso ao nascer e os trabalhos com avaliação da qualidade metodológica Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology Statement com nota C. RESULTADOS: Sete estudos foram incluídos dos quais cinco deles apresentaram idade materna <20 anos como fator de risco para baixo peso ao nascer. Em quatro estudos, a idade materna >35 anos, influenciou o baixo peso ao nascer. Os demais fatores de risco apareceram em apenas um ou dois estudos. CONCLUSÃO: As evidências obtidas neste estudo sugerem que a idade materna <20 anos e >35 anos são significativas na influência ao baixo peso ao nascer. Observou-se uma escassez de trabalhos com metodologia criteriosa, dificultando a avaliação por meio de meta-análise.

Keywords : Recém-nascido de baixo peso; Fatores de risco; Idade materna; Meta-análise.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese