SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

ARAUJO, Sérgio Eduardo Alonso; SEID, Victor Edmond; KLAJNER, Sidney  and  BERTONCINI, Alexandre Bruno. Colectomia esquerda com anastomose intracorpórea: aspectos técnicos. Einstein (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.3, pp.386-388. ISSN 1679-4508.  http://dx.doi.org/10.1590/s1679-45082014md3030.

A colectomia oncológica por videolaparoscopia representa uma abordagem cirúrgica validada no tratamento radical do câncer colorretal. No entanto, a cirurgia laparoscópica para lesões de cólon transverso e descendente distal persiste como um procedimento tecnicamente complexo. A abordagem totalmente laparoscópica para a realização da colectomia esquerda é uma opção interessante para pacientes selecionados, ainda que parcialmente avaliada na literatura e, sobretudo, carecendo de padronização técnica, devido à natureza seletiva de sua indicação. Existem várias vantagens associadas à realização da colectomia esquerda totalmente laparoscópica. A realização do controle vascular por videolaparoscopia assegura uma adequada extensão da dissecção linfonodal. Além disso, permite a construção de uma anastomose bem vascularizada. Finalmente, a ocorrência de complicações tardias da ferida pode ser reduzida devido ao emprego de uma incisão abdominal utilizada exclusivamente para a retirada do amostra cirúrgica. Este artigo teve como objetivo descrever uma proposta técnica de padronização da colectomia esquerda totalmente laparoscópica para lesões de cólon transverso e descendente distal.

Keywords : Laparoscopia; Procedimentos cirúrgicos operatórios; Cirurgia colorretal; Neoplasias colorretais; Pólipos intestinais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )