Acessibilidade / Reportar erro

Aleitamento materno e proteção contra diarreia: revisão integrativa da literatura

Objetivo

Identificar, em revistas científicas nacionais e internacionais os estudos realizados no Brasil sobre o aleitamento materno e sua relação com a redução de casos de diarreia em crianças com menos de 2 anos de idade, e que apresentam as intervenções de saúde mais utilizadas.

Métodos

Estudo descritivo, baseado em revisão integrativa da literatura, a partir de dados do LILACS e do PubMed, publicados no período de janeiro de 1992 a agosto de 2011. O termo “aleitamento materno E diarreia” foi pesquisado nessas bases de dados em português, inglês e espanhol. A pergunta norteadora foi: “Qual o conhecimento produzido sobre aleitamento materno e prevenção de diarreia em crianças menores de 2 anos entre 1992 e 2011 em estudos realizados no Brasil?”.

Resultados

Foram selecionados 11 artigos, que evidenciaram a importância do aleitamento materno na prevenção e na proteção contra a diarreia nos menores de 6 meses, especialmente nas crianças em aleitamento exclusivo.

Conclusão

Os estudos analisados evidenciam o aleitamento materno como um fator de importância na prevenção e na proteção contra a diarreia nos menores de 2 anos. Os resultados sugerem que essa prática é importante para reduzir a mortalidade pós-neonatal bem como a taxa de internação hospitalar por doenças diarreicas na população infantil.

Aleitamento materno; Diarreia; Nutrição da criança


Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br