Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da suplementação de zinco na fadiga e na qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal

RESUMO

Objetivo

Investigar os efeitos da suplementação oral de zinco sobre a intensidade da fadiga e a qualidade de vida de pacientes durante a quimioterapia para neoplasia colorretal.

Métodos

Estudo prospectivo, randomizado, controlado e duplo-cego conduzido em um hospital universitário público terciário, com 24 pacientes em regime quimioterápico para adenocarcinoma colorretal. Os pacientes receberam cápsulas de zinco 35mg (Grupo Zinco, n=10) ou placebo (Grupo Placebo, n=14) por via oral, duas vezes ao dia (70mg/dia), durante 16 semanas, desde o período pós-operatório imediato até o quarto ciclo de quimioterapia. Todos os pacientes receberam quimioterapia por aproximadamente 45 dias após a ressecção cirúrgica do tumor. A escala Functional Assessment of Chronic Illness Therapy-Fatigue foi preenchida antes de cada um dos quatro ciclos de quimioterapia. Utilizou-se o modelo de regressão linear misto para dados longitudinais para análise estatística.

Resultados

Os escores de qualidade de vida e de fadiga foram semelhantes entre os grupos de estudo durante os ciclos de quimioterapia. O Grupo Placebo apresentou piora da qualidade de vida e da fadiga entre o primeiro e o quarto ciclos de quimioterapia, mas não houve mudança nos escores de qualidade de vida e fadiga no Grupo Zinco.

Conclusão

A suplementação com zinco previne a fadiga e preserva a qualidade de vida de pacientes em quimioterapia para neoplasia colorretal.

Zinco; Fadiga; Qualidade de vida; Neoplasias colorretais/quimioterapia

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br