Acessibilidade / Reportar erro

Formulação, desenvolvimento e avaliação de um curso a distância para acreditação em segurança do paciente

RESUMO

Objetivo

Elaborar e implantar um curso de segurança do paciente em um ambiente virtual de aprendizagem, e propor métodos para estimar seu impacto nos resultados de segurança do paciente.

Métodos

O curso fez parte de um processo de acreditação e envolveu todos os colaboradores de um hospital público. Toda a equipe do hospital foi matriculada no curso. A equipe de acreditação definiu o programa. As diretrizes de instrução foram divididas em 12 módulos relacionados à qualidade, segurança do paciente e práticas organizacionais requeridas. A avaliação foi realizada no final de cada módulo, por meio de testes de escolha múltipla. Os resultados foram estimados pela ocorrência de eventos adversos. Os dados foram coletados após o curso, e a atitude dos empregados foi pesquisada.

Resultados

Mais de 80% dos participantes atingiram até 70% de sucesso em testes; após o curso, a taxa de notificação de eventos aumentou de 714 (16.264 pacientes) para 1.401 notificações (10.180 pacientes).

Conclusão

O ambiente virtual de aprendizagem foi uma ferramenta bem-sucedida. Os dados da avaliação do curso são coerentes com o aumento da identificação e da notificação de eventos adversos. Embora o incremento de notificação não seja positivo por si só, é indicativo de mudanças na cultura de segurança do paciente.

Descritores
Segurança do paciente; Educação a distância; Educação continuada; Acreditação hospitalar; Avaliação educacional

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br