SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Muscular resistance, hypertrophy and strength training equally reduce adiposity, inflammation and insulin resistance in mice with diet-induced obesity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

DEBIEUX, Pedro; WAJNSZTEJN, Andre  and  MANSUR, Nacime Salomão Barbachan. Epidemiologia das lesões por entorse do tornozelo diagnosticadas em pronto atendimento de ortopedia. Einstein (São Paulo) [online]. 2020, vol.18, eAO4739.  Epub Sep 23, 2019. ISSN 1679-4508.  https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020ao4739.

Objetivo

Avaliar na ressonância magnética a prevalência das diferentes lesões ligamentares do tornozelo e do pé, bem como de fraturas não diagnosticáveis radiograficamente, em pacientes com queixa de entorse do tornozelo.

Métodos

Foram incluídos no estudo 180 pacientes consecutivos, com história de entorse do tornozelo, atendidos em um serviço de Atenção Primária no período de 12 meses. Os achados dos exames de ressonância magnética foram catalogados e descritos.

Resultados

Aproximadamente 92% dos pacientes apresentaram algum tipo de lesão na ressonância. Dentre as injúrias observadas, estavam 379 lesões ligamentares, 9 lesões osteocondrais, 19 lesões tendíneas e 51 fraturas. Apenas 14 ressonâncias magnéticas (7,8%) não mostraram qualquer tipo de lesão. Observamos relação positiva entre lesões do complexo lateral, sindesmose e medial. No entanto, houve correlação negativa entre lesões ligamentares do tornozelo e aquelas do mediopé.

Conclusão

Foi alta a ocorrência de lesões secundárias à entorse. Apontamos correlação entre as lesões ligamentares laterais com as sindesmodais e do deltoide. Não notamos relação entre as lesões do deltoide e da sindesmose, e nem entre as ligamentares laterais e a subtlalar. Também não foram observadas relações entre as lesões do tornozelo e as do mediopé.

Keywords : Traumatismos do tornozelo/etiologia; Ossos do tarso/lesões; Ligamentos colaterais; Entorses e distensões/epidemiologia; Fratura avulsão; Imagem por ressonância magnética; Traumatismos do tornozelo/epidemiologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )