SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Use of misoprostol in the treatment of postpartum hemorrhage: a pharmacoepidemiological approachEvaluating the disease and treatment information provided to patients with chronic obstructive pulmonary disease at the time of discharge according to GOLD discharge guidelines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

SZOR, Daniel José et al. Evolução da relação neutrófilo-linfócito após gastrectomia curativa por câncer gástrico: análise de subgrupos. Einstein (São Paulo) [online]. 2020, vol.18, eAO4860.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1679-4508.  https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020ao4860.

Objetivo:

Avaliar o impacto da alteração da relação neutrófilo-linfócito após ressecção curativa por câncer gástrico.

Métodos:

Realizou-se análise retrospectiva de pacientes com câncer gástrico submetidos à gastrectomia curativa entre 2009 e 2017. Foi estabelecido valor de corte para a relação neutrófilo-linfócito nos períodos pré e pós-operatório de acordo com a mediana, e quatro subgrupos foram formados (baixo-baixo/baixo-alto/alto-baixo/alto-alto). Dados clínicos e patológicos e de sobrevida foram analisados e relacionados com estes subgrupos.

Resultados:

Foram incluídos no estudo 325 pacientes. Os valores de corte para a relação neutrófilo-linfócito foram 2,14 e 1,8 para os períodos pré e pós-operatório, respectivamente. Em pacientes com estádios I e II, o subgrupo alto-alto apresentou pior sobrevida global (p=0,016) e sobrevida livre de doença (p=0,001). As complicações ocorreram mais em pacientes do subgrupo baixo-alto.

Conclusão:

A relação neutrófilo-linfócito é um marcador de baixo custo, eficiente e reprodutível. A individualização do prognóstico pode ser realizada de acordo com a identificação de subgrupos com maior risco de complicações e pior prognóstico.

Keywords : Neoplasias gástricas; Prognóstico; Biomarcadores; Inflamação; Gastrectomia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )