SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Performance evaluation of an indirect immunofluorescence kit for the serological diagnosis of denguePhysicians’ behavior regarding non-acceptance of oral restriction (nil per os) by dysphagic patient with risk of laryngotracheal aspiration author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

ARAUJO, Eduardo Silva et al. Intervenção farmacêutica no uso racional de omeprazol intravenoso. Einstein (São Paulo) [online]. 2020, vol.18, eAO4433.  Epub Jan 10, 2020. ISSN 1679-4508.  https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020ao4433.

Objetivo:

Descrever as intervenções farmacêuticas de um serviço farmacêutico clínico vertical, para a promoção do uso racional do omeprazol intravenoso.

Métodos:

Estudo prospectivo e descritivo realizado em um hospital universitário da região Centro-Oeste do Brasil, no período de novembro de 2014 a maio de 2015. O serviço consistia na análise da adequabilidade da via de administração do omeprazol em relação às condições clínicas do paciente, bem como a utilização do diluente adequado. As intervenções eram registradas em prontuário e, posteriormente, avaliadas quanto à aceitação.

Resultados:

Foram avaliadas 770 prescrições. As intervenções relacionadas à substituição do diluente foram mais aceitas (p<0,001), e os cirurgiões foram a especialidade que utilizou a via intravenosa de maneira inadequada (p<0,001).

Conclusão:

Embora parcialmente aceitas, as intervenções farmacêuticas puderam contribuir com a melhoria da segurança dos pacientes, uma vez que permitiram a utilização de uma via de administração mais segura.

Keywords : Omeprazol; Uso de medicamentos; Assistência farmacêutica; Infusões intravenosas; Segurança do paciente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )