SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Intervenções farmacêuticas no diabetes mellitus tipo 2: uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizadosSintomas gastrintestinais e abordagem nutricional durante a pandemia de COVID-19: guia prático para pediatras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Einstein (São Paulo)

versão impressa ISSN 1679-4508versão On-line ISSN 2317-6385

Resumo

ROSA, Marcela Emer Egypto et al. Achados da COVID-19 identificados na tomografia computadorizada de tórax: ensaio pictórico. Einstein (São Paulo) [online]. 2020, vol.18, eRW5741.  Epub 22-Jun-2020. ISSN 2317-6385.  https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020rw5741.

A doença causada pelo novo coronavírus, ou COVID-19, foi descrita recentemente e tornou-se uma questão de saúde mundial. Seu diagnóstico de certeza é dado pela reação em cadeia da polimerase. A tomografia computadorizada de alta resolução, entretanto, mostra-se útil no contexto atual de pandemia, especialmente nos casos mais graves, na avaliação da extensão da doença, em possíveis diagnósticos diferenciais e na pesquisa de complicações. Em pacientes com quadro clínico suspeito e achados de imagem típicos, nos quais ainda não há resultado laboratorial ou a reação em cadeia da polimerase não se encontra disponível, ainda se discute o papel desse exame. Importante ressaltar que parte dos pacientes apresenta exames laboratoriais falsos-negativos, notadamente em casos iniciais, o que pode retardar medidas de isolamento, favorecendo a propagação da doença. Dessa forma, o conhecimento da COVID-19 e de suas manifestações nos exames de imagem é de extrema importância para os médicos envolvidos no atendimento, sejam clínicos ou radiologistas.

Palavras-chave : Infecções por coronavírus; Coronavírus; COVID-19; Tomografia computadorizada multidetectores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )