SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18Purple urine bag syndrome: case reportIdiopathic thrombocytopenic purpura in a patient with situs inversus totalis: case report and literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Einstein (São Paulo)

Print version ISSN 1679-4508On-line version ISSN 2317-6385

Abstract

PEREIRA, Amanda Rocha Firmino et al. Perda da tolerância 5 dias após suspensão de sulfonamida introduzida através de dessensibilização por reação tardia. Einstein (São Paulo) [online]. 2020, vol.18, eRC5002.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1679-4508.  https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020rc5002.

A erupção fixa por drogas é uma reação de hipersensibilidade a medicamento não imediata, caracterizada por placas eritematosas ou violáceas, arredondadas, recorrentes, de bordas bem definidas e que aparecem sempre na mesma localização cada vez que o medicamento culpado é administrado. A prática habitual é evitar a droga envolvida e utilizar um medicamento estruturalmente diferente. Contudo, há situações em que não há terapêutica segura e eficaz. Em tais situações, a dessensibilização é a única opção. Descrevemos o caso de um paciente que apresentou erupção fixa por drogas por sulfametoxazol-trimetoprim, tendo sido submetido à dessensibilização com sucesso, mas necessitou repetição do procedimento duas vezes, por recidiva da reação após reintrodução inadvertida em dose plena. Em reação de hipersensibilidade a medicamento não imediata, a indicação é controversa e não há padronização técnica. Além disso, não se conhece o tempo durante o qual essa tolerância é perdida após a suspensão da droga envolvida. Nas reações não imediatas graves e dos tipos II e III, a dessensibilização está contraindicada. O paciente foi submetido a dessensibilização ao sulfametoxazol-trimetoprim por três vezes − a primeira com recorrência de lesões, e a segunda e terceira sem manifestações, sendo todas concluídas com sucesso e sem uso de pré-medicação.

Keywords : Hipersensibilidade a drogas; Combinação trimetoprima e sulfametoxazol; Erupção por droga; Dessensibilização imunológica; Tolerância a medicamentos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )