SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4Stability and spatio-temporal structure in fish assemblages of two floodplain lagoons of the lower Orinoco RiverReproductive biology of the peacock bass Cichla piquiti (Perciformes: Cichlidae), an exotic species in a Neotropical reservoir author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Ichthyology

Print version ISSN 1679-6225

Abstract

SCHAAN, Andrea B.; GIORA, Júlia  and  FIALHO, Clarice B.. Reproductive biology of the Neotropical electric fish Brachyhypopomus draco (Teleostei: Hypopomidae) from southern Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2009, vol.7, n.4, pp. 737-744. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252009000400023.

Descreve-se a biologia reprodutiva de uma população do peixe elétrico Brachyhypopomus draco do sul do Brasil. São apresentadas informações a respeito do período reprodutivo estabelecido e suas relações com fatores ambientais e alimentares, bem como a fecundidade absoluta e relativa, tipo de desova, proporção sexual e dimorfismo sexual. A espécie apresentou um período reprodutivo relativamente longo, uma fecundidade relativa de 0,173 ovócitos por mg de peso total da fêmea e uma desova do tipo parcelada. A proporção sexual encontrada foi de 1:1 durante todos os meses amostrados. Dimorfismo sexual relacionado com a hipertrofia da porção distal do filamento caudal dos machos e com o tamanho total dos espécimes - machos atingindo tamanhos maiores do que as fêmeas - foi encontrado. O IGS dos machos foi significativamente relacionado com a profundidade da água, a saturação de oxigênio e a temperatura; o IGS das fêmeas foi significativamente relacionado com a profundidade da água e o índice hepatossomático.

Keywords : Reproduction; Gymnotiformes; Abiotic factors; Laguna dos Patos system; Parque Estadual de Itapuã.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English