SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número4Sound production and pectoral spine locking in a Neotropical catfish (Iheringichthys labrosus, Pimelodidae)Mercury bioaccumulation in fish of commercial importance from different trophic categories in an Amazon floodplain lake índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225

Resumo

BECKER, Alexssandro Geferson et al. Plasma ion levels of freshwater and marine/estuarine teleosts from Southern Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2011, vol.9, n.4, pp. 895-900.  Epub 01-Nov-2011. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252011005000039.

A proposta deste estudo foi investigar os níveis de Na+, Cl-, K+, Ca2+, and Mg2+ no plasma de teleósteos de água doce e marinhos/estuarinos coletados em diferentes salinidades (0 a 34) nas porções de água doce e estuarinas do Canal São Gonçalo, sul do Brasil. Uma possível relação entre os níveis iônicos plasmáticos e a salinidade também foi investigada bem como a capacidade de regulação iônica dos teleósteos coletados em três ou mais salinidades (Genidens barbus e Micropogonias furnieri). Os resultados mostraram que não houve relação entre os níveis iônicos no plasma com a salinidade quando considerando todas as espécies juntas, mas as duas espécies coletadas em três ou mais salinidades mostraram uma relação significativamente positiva entre níveis iônicos no plasma e salinidade, mostrando que G. barbus e M. furnieri apresentaram uma grande capacidade para regular os íons do plasma em baixas e altas salinidades.

Palavras-chave : Ariidae; Estuaries; Ionoregulation; Osmoregulation; Salinity; Sciaenidae.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês