SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Fish assemblage of the Mamanguape Environmental Protection Area, NE Brazil: abundance, composition and microhabitat availability along the mangrove-reef gradientFishermen's local ecological knowledge on Southeastern Brazilian coastal fishes: contributions to research, conservation, and management índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neotropical Ichthyology

versión impresa ISSN 1679-6225

Resumen

ZIOBER, Simoni Ramalho; BIALETZKI, Andréa  y  MATEUS, Lúcia Aparecida de Fátima. Effect of abiotic variables on fish eggs and larvae distribution in headwaters of Cuiabá River, Mato Grosso State, Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2012, vol.10, n.1, pp. 123-132. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252012000100012.

O estudo do ictioplâncton tem se mostrado uma importante ferramenta na identificação de áreas e períodos de desova para as espécies de peixes de água doce.Amostragens de ictioplâncton foram realizadas mensalmente na região de cabeceira do rio Cuiabá, bacia do alto rio Paraguai, (Mato Grosso, Brasil) e em quatro de seus tributários, entre novembro de 2007 e março de 2008, com o objetivo de avaliar a distribuição espaço-temporal de ovos e larvas de peixes. Foram amostrados 22.067 ovos e 1.045 larvas. Identificou-se correlação significativa e negativa entre a densidade de ovos, o nível fluviométrico e a vazão. A densidade de larvas não apresentou correlação significativa com nenhuma das variáveis regionais. As densidades, tanto de ovos quanto de larvas, foram significativamente maiores nos pontos no rio principal. As maiores abundâncias foram observadas em ambientes com maiores valores de largura do rio, valores intermediários de profundidade e menores valores de O2 dissolvido, condutividade e transparência. Os grupos taxonômicos de larvas mais abundantes foram Anostomidae, Zungaro zungaro, Bryconamericus spp., Pimelodus spp., Pimelodidae, Auchenipteridae e Siluriformes, com maiores abundâncias observadas nos pontos no rio principal. Os resultados mostram que o local de estudo é uma importante área de desova para as espécies de peixes migradores e não-migradores, e destacamos a importância do rio principal para o evento reprodutivo, pela influência das variáveis locais, transparência e largura do rio, que por sua vez parecem ser influenciadas temporalmente pelo nível fluviométrico.

Palabras llave : Freshwater fishes; Ichthyoplankton; Spatial-temporal distribution; upper Paraguay basin.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés