SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Feeding behavior of the Neotropical freshwater stingray Potamotrygon motoro (Elasmobranchii: Potamotrygonidae)From forests to cattail: how does the riparian zone influence stream fish? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Ichthyology

Print version ISSN 1679-6225

Abstract

BITTAR, Vanessa Trindade et al. Feeding preference of adult females of ribbonfish Trichiurus lepturus through prey proximate-composition and caloric values. Neotrop. ichthyol. [online]. 2012, vol.10, n.1, pp. 197-203. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252012000100019.

No presente estudo foram analisadas a composição centesimal e o valor calórico das presas preferenciais consumidas pelo peixe-espada, Trichiurus lepturus L. 1758 (fêmeas adultas), que se distribuem na plataforma continental interna do norte do estado do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil (~ 22ºS). O objetivo foi avaliar o potencial da abordagem nutricional e energética como ferramenta para compreender o padrão de seletividade alimentar deste carnívoro marinho. As presas preferenciais deste predador, compostas por co-específicos e pelos peixes Pellona harroweri, Chirocentrodon bleekerianus, Lycengraulis grossidens e Peprilus paru, pela lula Doryteuthis plei e pelo camarão Xiphopenaeus kroyeri, foram coletadas entre 2007 e 2010 para análise da composição centesimal (água, proteína, lipídio, cinzas e carboidratos) e do valor calórico. A análise de correspondência mostrou que a proteína é o principal componente nas espécies de presa (61,32% da variância explicada), destacando-se dos outros nutrientes. Para o lipídio a maior porcentagem esteve relacionada com L. grossidens, cinzas com X. kroyeri e carboidratos com D. plei. As fortes correlações entre proteína e valor calórico (positiva) e lipídio e valor calórico (negativa) indicaram que T. lepturus está atendendo sua demanda de energia através do teor de proteína das presas. Este trabalho elucidou a preferência alimentar de fêmeas adultas de T. lepturus em relação ao conteúdo nutricional e calórico das presas preferenciais. A espécie apresentou seletividade alimentar por presas que fornecem mais energia por biomassa ingerida, de modo que os eventos de alimentação maximizem o ganho calórico do predador, que é obtido por uma dieta à base de proteínas.

Keywords : Feeding; Marine fish; Prey composition; Seafood; Trichiuridae.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English