SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Spatial distribution and diet of Cephalopholis fulva (Ephinephelidae) at Trindade Island, BrazilInvasive non-native species of fish in upper Paraná river Basin, Brazil: variations of caloric content in Cichla kelberi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Ichthyology

Print version ISSN 1679-6225

Abstract

SILVA, Jislaine Cristina da; DELARIVA, Rosilene Luciana  and  BONATO, Karine Orlandi. Food-resource partitioning among fish species from a first-order stream in northwestern Paraná, Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 389-399.  Epub June 14, 2012. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252012005000008.

Este estudo abordou a ecologia alimentar da ictiofauna de um riacho de primeira ordem situado em área rural. Os objetivos foram verificar a influência dos fatores interespecíficos, sazonais e espaciais sobre a dieta, avaliar a sobreposição alimentar, além de determinar os recursos alimentares predominantes. As amostragens foram realizadas em dezembro/2007, setembro/ 2008 e março/2009, em três pontos do riacho Itiz (montante, intermediário e foz) com extensões de 50 m, através de pesca elétrica. Foram analisados 1102 conteúdos estomacais referentes a 14 espécies de acordo com o método volumétrico. De forma geral observou-se que a maior contribuição na dieta das espécies foi de recursos alóctones. Astyanax aff. fasciatus, Astyanax aff. paranae, Astyanax bockmanni, Bryconamericus aff. iheringi, consumiram maior proporção de vegetal e Bryconamericus stramineus predominantemente Hymenoptera. Cetopsorhamdia iheringi, Characidium aff. zebra, Imparfinis schubarti e Trichomycterus sp. tiveram sua dieta baseada em insetos aquáticos, especialmente formas imaturas de Trichoptera, Ephemeroptera, Plecoptera e Diptera. Hypostomus ancistroides, Hisonotus sp., Poecilia reticulata e Rineloricaria aff. pentamaculata exploraram principalmente detrito, enquanto Rhamdia quelen usou uma variedade de itens, com predomínio de insetos terrestres. A análise de Correspondência com Remoção do Efeito do Arco (DCA) demonstrou uma segregação evidente entre as espécies com morfologia e táticas alimentares distintas. O Procedimento Permutacional de Multiresposta (MRPP) além de corroborar essa diferenciação, também mostrou variações espaciais e temporais significativas na composição da dieta das espécies, e o Método de Valor Indicador (IndVal) apontou os principais itens que contribuíram para essas diferenças. A sobreposição alimentar entre as espécies foi baixa (< 0.4) para cerca de 78% dos pares e a média não variou significativamente entre os locais, assim como entre os períodos hidrológicos dentro de cada ponto. De acordo com o modelo nulo do índice de Pianka, os valores de sobreposição alimentar foram significativamente maiores do que o esperado ao acaso, apresentando evidência de partição de recursos. Isto se deve à disponibilidade de itens alóctones, evidenciando a importância da mata ciliar como fonte desses recursos para a manutenção da ictiofauna do riacho estudado.

Keywords : Allochthonous resources; Diet; Fish fauna; Trophic segregation; Riparian vegetation.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English