SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Food-resource partitioning among fish species from a first-order stream in northwestern Paraná, BrazilEffects of stocking density on dispersal behavior of Brazilian freshwater dourado (Salminus brasiliensis) in a subtropical river headwater author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Ichthyology

Print version ISSN 1679-6225

Abstract

ESPINOLA, Luis Alberto; JULIO JUNIOR, Horácio Ferreira  and  BENEDITO, Evanilde. Invasive non-native species of fish in upper Paraná river Basin, Brazil: variations of caloric content in Cichla kelberi. Neotrop. ichthyol. [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 401-408.  Epub May 10, 2012. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252012005000002.

O balanço energético em espécies de peixes pode ser influenciado por variações sazonais no crescimento e ciclo reprodutivo, consumo de alimento e condições ambientais. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar as variações energéticas em uma espécie piscívora introduzida, Cichla kelberi, no alto rio Paraná, analisando as variações do teor calórico nos músculos, índice gonadossomático e o fator de condição entre subsistemas da planície de inundação, sexo e grau de maturação gonadal. Os resultados obtidos no presente estudo indicam que esta é uma espécie que converte eficientemente os recursos que obtém do ambiente. Embora apresentando maiores valores do fator de condição no ambiente onde foi registrada uma maior facilidade na obtenção de alimento (subsistema Paraná), o conteúdo energético identificado nos músculos da espécie foi o mesmo em ambos os subsistemas. Durante o processo de maturação gonadal verificou-se acúmulo de energia nos músculos de fêmeas, antes e após período reprodutivo, e crescimento somático ocorreu significativamente quando o indivíduo não estava se reproduzindo. Outros estudos, enfocando os mecanismos ecológicos que influenciam o sucesso das espécies, como a presença de competidores e a preferência por presas nativas, são necessários para implementar medidas destinadas a impedir uma maior proliferação da espécie no ambiente e que comprometa a biodiversidade local.

Keywords : Condition factor; Energetic density; Gonadal maturation; Paraná and Baía Rivers.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English