SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Morphological diversity of fish along the rio das Velhas, Minas Gerais, BrazilLarviculture of two neotropical species with different distributions in the water column in light- and dark-colored tanks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neotropical Ichthyology

Print version ISSN 1679-6225

Abstract

SILVA, Patrícia Alves da; REYNALTE-TATAJE, David Augusto  and  ZANIBONI-FILHO, Evoy. Identification of fish nursery areas in a free tributary of an impoundment region, upper Uruguay River, Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 425-438.  Epub June 28, 2012. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252012005000012.

O presente estudo visa determinar a importância de diferentes ambientes do rio Ligeiro (alto rio Uruguai/Brasil) na reprodução dos peixes. Para isto foram selecionados três ambientes (locais): uma corredeira, um poço e a foz do rio Ligeiro. As coletas de ictioplâncton, zooplâncton e bentos foram realizadas seis vezes por mês, entre os meses de setembro de 2006 a março de 2007. As amostras de zooplâncton e ictioplâncton foram coletadas no início da noite com redes de plâncton com malha 64 µm e 500 µm, respectivamente. A coleta de bentos também aconteceu no início da noite e foi realizada com uma draga de Van Veen. Variáveis abióticas locais (temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica, velocidade da água, alcalinidade, dureza e transparência da água) foram mensuradas simultaneamente as coletas dos dados bióticos e complementadas por variáveis regionais (vazão da água e precipitação). Foi capturado um total de 43.475 ovos e 2.269 larvas; destas, 80,1% se encontravam nos estágios larval vitelino e pré-flexão. O conteúdo do trato digestório das larvas mostrou que o maior grau de repleção das larvas em estágios mais avançados foi encontrado no poço. A velocidade da água foi o principal fator que discriminou a corredeira e foz do poço. A abundância do zooplâncton e dos bentos não tiveram relação com distribuição das densidades dos diferentes componentes do ictioplâncton. Houve diferença na distribuição dos diferentes componentes do ictioplâncton nos ambientes estudados, com maior abundância de ovos e larvas com vitelo na corredeira e na foz do rio. As ordenações mostraram relação das larvas em estágios avançados com o poço. Conclui-se, portanto, que para a reprodução dos peixes, a corredeira e a foz se apresentam como importantes sítios para a desova dos peixes e deriva dos estágios iniciais do ictioplâncton, enquanto que o poço mostrou relevância como sítio de crescimento das larvas de peixes no rio Ligeiro.

Keywords : Eggs; Growth sites; Ichthyoplankton; Larvae; Spawning sites.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English