SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Spectrolebias brousseaui (Cyprinodontiformes: Rivulidae: Cynolebiatinae), a new annual fish from the upper río Mamoré basin, BoliviaOsmotic induction marking with Alizarin Red S on juveniles of pejerrey, Odontesthes bonariensis (Atherinopsidae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225

Resumo

CARVALHO, Lucélia Nobre et al. Second floor, please: the fish fauna of floating litter banks in Amazonian streams and rivers. Neotrop. ichthyol. [online]. 2013, vol.11, n.1, pp.85-94. ISSN 1679-6225.  https://doi.org/10.1590/S1679-62252013000100010.

Bancos de folhiço flutuantes são habitats efêmeros constituídos de troncos e galhos de árvores, flores, sementes e frutos retidos por uma variedade de mecanismos. Estes materiais formam uma camada espessa de matéria vegetal morta, que é colonizada por diferentes organismos, incluindo peixes que se alimentam de macroinvertebrados aquáticos presentes neste habitat. Nosso objetivo foi caracterizar as espécies e características tróficas dos peixes que ocupam esses bancos de folhiço flutuantes, bem como determinar se a composição da assembleia de peixes e a riqueza de espécies podem ser previstas pelo tamanho dos bancos. A amostragem dos peixes foi realizada em cinco rios da bacia amazônica. Dos 31 bancos de folhiço flutuantes amostrados que continham peixes, foram registrados 455 indivíduos distribuídos em 40 espécies, 15 famílias e cinco ordens. Siluriformes foi a ordem mais representativa, com o maior número de espécies e famílias. A fauna de peixes coletados foi composta principalmente por espécies carnívoras, que geralmente são encontrados em bancos de folhiço submersos de igarapés amazônicos. A composição das assembleias de peixes do 'kinon' pode ser prevista pelo volume desses bancos de liteira flutuante, tanto utilizando dados de presença/ausência quanto de abundância, mas não de riqueza de espécies. Em conclusão, os bancos de folhiço flutuante abrigam uma rica assembleia de peixes, que utilizam esse habitat como local de abrigo e de alimentação, e podem funcionar como refúgio para a ictiofauna dos bancos de folhiço submerso durante a estação chuvosa.

Palavras-chave : Ephemeral habitats; Fish assemblages; Insectivores; Lotic systems; Trophic structure.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )