SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Skin extract from Rhamdia quelen(Siluriformes: Heptapteridae) does not promote stress in conspecificsEvidence of multiple paternity and cooperative parental care in the so called monogamous silver arowana Osteoglossum bicirrhosum (Osteoglossiformes: Osteoglossidae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Neotropical Ichthyology

Print version ISSN 1679-6225On-line version ISSN 1982-0224

Abstract

LIMA, Ana Carolina et al. Impact of ecotourism on the fish fauna of Bonito region (Mato Grosso do Sul State, Brazil): ecological, behavioural and physiological measures. Neotrop. ichthyol. [online]. 2014, vol.12, n.1, pp.133-143. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252014000100014.

Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul, é atualmente um importante destino de ecoturismo no Brasil e o seu principal desafio tem sido o de acomodar e ajustar de forma sustentável a crescente procura de turistas sem comprometer a sua integridade ecológica. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar o impacto do ecoturismo na ictiofauna do rio Sucuri localizado em Bonito, através da utilização integrada de critérios ecológicos, comportamentais e fisiológicos e utilizando as espécies de peixes Crenicichla lepidota e Moenkhausia bonita como indicadores. Para tal foram determinadas duas áreas distintas de amostragens no rio: (1) local onde ocorrem visitas turísticas diárias (Tourism) e (2) local sem qualquer tipo de impacto humano (No Tourism). O método de censos visuais por pontos fixos foi utilizado para determinar variações nos parâmetros ecológicos e os métodos "ad libitum" e animal focal foram utilizados para coletar dados comportamentais para as duas espécies em estudo. A resposta fisiológica à presença de turistas foi testada em M. bonita através da determinação de cortisol na água por um método não-invasivo de captura, transporte e confinamento. Os resultados obtidos indicam que no local exposto ao turismo há um aumento significativo da riqueza específica, densidade e diversidade de espécies. No entanto, a nível comportamental C. lepidota apresenta mudanças significativas de comportamento alimentar, agonístico, de fuga e guarda do ninho entre os dois locais. Moenkhausia bonitaapresenta mudanças significativas não só a nível do seu comportamento alimentar e de fuga, mas também apresenta níveis de cortisol significativamente superiores no local com turismo. Contrariamente aos dados ecológicos, os resultados comportamentais e fisiológicos poderão ser interpretados numa primeira análise como impactos negativos do ecoturismo que surgem em antecipação a mudanças significativas na estrutura e composição das comunidades.

Keywords : Behaviour; Cortisol; Crenicichla lepidota; Moenkhausia bonita; Stress response.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )