SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Fish assemblages along a morphodynamic continuum on three tropical beachesHabitat use by Astyanax taeniatus (Jenyns, 1842) (Characiformes: Characidae) in a coastal stream from Southeast Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Neotropical Ichthyology

Print version ISSN 1679-6225On-line version ISSN 1982-0224

Abstract

FERREIRA, Fabio Cop; SILVA, André Teixeira da; GONCALVES, Cristina da Silva  and  PETRERE JR., Miguel. Disentangling the influences of habitat structure and limnological predictors on stream fish communities of a coastal basin, southeastern Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2014, vol.12, n.1, pp.177-186. ISSN 1679-6225.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-62252014000100019.

Em ambientes de riacho, fatores relacionados à estrutura dos habitats e limnologia interagem regulando os padrões de transferência de energia e matéria, afetando a composição da comunidade de peixes. Em bacias costeiras do sudeste do Brasil as características limnológicas e estrutura dos habitats diferem entre riachos de águas claras e pretas. Os primeiros são compostos por uma variedade de tipos de substrato, possuem velocidades de corrente mais elevadas e baixa condutividade, enquanto os últimos apresentam substrato arenoso, baixas velocidades de corrente e águas escuras e ácidas. Neste trabalho analisamos a importância relativa da estrutura dos habitats e das variáveis limnológicas como preditores dos padrões de composição em comunidades de peixes de riachos. Oito riachos de primeira a terceira ordem foram amostrados na planície costeira da bacia do rio Itanhaém. Capturamos 34 espécies e verificamos que a composição das comunidades foi influenciada por fatores estruturais e limnológicos, sendo os primeiros mais importantes. Uma fração de variação que não pode ser totalmente decomposta, deve-se à influência conjunta da limnologia e estrutura dos habitats. Algumas das espécies restritas aos riachos de águas pretas provavelmente apresentam adaptações fisiológicas e comportamentais para lidar com os baixos níveis de pH. Quando foram examinados somente os riachos de águas claras, toda a variação explicada na composição da comunidade de peixes foi atribuída aos fatores estruturais, devido a preferências específicas por diferentes características de hábitats.

Keywords : Blackwater streams; Clearwater streams; East basin; Restinga forest; Variance partitioning.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )