SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Reproductive biology of the skates Sympterygia acuta Garman, 1877 and S. bonapartii Müller & Henle, 1841 (Chondrichthyes: Rajoidei) in south BrazilHydropeaking effects of on the diet of a Neotropical fish community índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225versão On-line ISSN 1982-0224

Resumo

ESPINOLA, Luis Alberto; DOURADO, Elãine Christine dos Santos  e  BENEDITO, Evanilde. Difference in reproduction energy content in muscles on fish from reservoirs in Paraná State, Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2014, vol.12, n.4, pp.783-794.  Epub 09-Jan-2015. ISSN 1982-0224.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0224-20130101.

Foi investigada a variação da energia nos músculos das espécies de peixes mais representativas de três reservatórios neotropicais, para determinar o efeito do processo reprodutivo na quantidade de energia alocada e uma possível relação entre o bem-estar geral das espécies e seu conteúdo calórico. Foram detectadas diferenças significativas entre os sexos e os estádios de maturidade gonadal. Em geral, a variação da energia nos músculos demonstra ser dependente do ciclo reprodutivo. Na maioria das espécies estudadas, as fêmeas apresentaram os maiores valores calóricos, refletindo as diferenças fisiológicas no uso de sua energia, em relação ao processo reprodutivo. No entanto, não houve correlação significativa entre os valores calóricos e o fator de condição as espécies estudadas. Diferenças significativas do conteúdo calórico e no fator de condição foram identificadas em cada espécie pertencente aos diferentes grupos trófcos, indicando um efeito de qualidade alimentar sobre a quantidade de energia armazenada nos músculos. Conclui-se que as espécies analisadas apresentaram um padrão semelhante de variação de energia, mas que isso não se refletiu em sua condição. Além disso, um efeito da reprodução e hábito alimentar, sobre a alocação de energia, foi observado em ambos os sexos.

Palavras-chave : Calorimetry; Condition factor; Freshwater fish; Paraná River basin; Trophic groups.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )