SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1First cytogenetic record for a species of Otothyropsis Ribeiro, Carvalho & Melo, 2005 (Loricariidae, Hypoptopomatinae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225versão On-line ISSN 1982-0224

Resumo

PAZIANOTO, Laryssa H. R.; CIONEK, Vivian de M.; FOGACA, Fábio N. O.  e  BENEDITO, Evanilde. Feeding and body condition of an invasive fish species under different environmental conditions. Neotrop. ichthyol. [online]. 2016, vol.14, n.1, e150164.  Epub 14-Abr-2016. ISSN 1982-0224.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-0224-20150164.

Análise de dieta, densidade energética (DE) e fator de condição relativo (Kn ) foram utilizados para investigar a assimilação energética do peixe invasor Hemiodus orthonops sob diferentes condições ambientais da planície de inundação do alto rio Paraná. As coletas ocorreram em junho e setembro de 2013 e 2014. O teor de nutrientes foi obtido para o sedimento. A dieta foi combinada no Índice Alimentar (IAi%), a DE foi expressa em Kcal/g de peso seco, o Kn foi calculado através de: Kn = Wt/We, onde Wt é o peso total e We o peso esperado. Detrito/sedimento prevaleceu nos estômagos dos espécimes do Ivinhema e Baía, enquanto Alga foi o principal item no Paraná, refletindo a disponibilidade de recursos. A DE e Kn dos indivíduos do Ivinhema foram os maiores, consequência da qualidade do alimento e do menor gasto em procura e manipulação do alimento. Os indivíduos do Paraná registraram os menores valores de DE, mas elevados valores de Kn , devido ao consumo de alga, um recurso alimentar rico em nutrientes. Baía apresentou elevada concentração de alumínio no sedimento e reduzidos valores de pH, o que contribuiu com a redução do valor nutricional do detrito e dos valores de DE e Kn dos indivíduos. Concluindo, H. orthonops é capaz de se beneficiar da disponibilidade de recursos nos diferentes ambientes, garantindo seu estabelecimento.

Palavras-chave : Biological invasions; Detritivory; Energetic density; Hemiodus orthonops; Relative condition factor.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )