SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4A taxonomic revision of the Neotropical electric fish genus Brachyhypopomus (Ostariophysi: Gymnotiformes: Hypopomidae), with descriptions of 15 new speciesEcomorphology and use of food resources: inter- and intraspecific relationships of fish fauna associated with macrophyte stands índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225versão On-line ISSN 1982-0224

Resumo

CORBETTA, Daiany de Fátima; VERONEZZI, Ana Lúcia  e  BENEDITO, Evanilde. Body condition and energy density of juvenile streaked prochilod Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1837) in a Neotropical floodplain. Neotrop. ichthyol. [online]. 2016, vol.14, n.4, e150035.  Epub 22-Dez-2016. ISSN 1982-0224.  https://doi.org/10.1590/1982-0224-20150035.

Variações na densidade energética (E D ) e no fator de condição relativo (K n ) de juvenis de Prochilodus lineatus foram investigadas buscando identificar se estas duas variáveis respondem de forma semelhante aos fatores ambientais. Nossa hipótese é que o nível fluviométrico, em diferentes subsistemas da planície de inundação do alto rio Paraná, influencia positivamente o E D e K n de juvenis da espécie. Temporalmente, os valores de E D e K n estiveram relacionados mais diretamente a dinâmica de pulsos de inundação presente na planície. Espacialmente, os menores valores de E D e K n foram verificados no ambiente mais diretamente afetado pela operação das barragens, o subsistema Paraná. Apesar da densidade de energia e do fator de condição não demonstrarem resultados semelhantes para juvenis em algumas das análises, a avaliação de ambos os parâmetros forneceu uma ferramenta complementar e informações adicionais, que permitiu uma investigação mais detalhada dos processos dinâmicos temporais e espaciais nesta várzea neotropical. Conclui-se que a variação do nível de água, em diferentes subsistemas da planície de inundação do alto rio Paraná, afeta consideravelmente a condição corpórea e energética de P. lineatus. Nós sugerimos que impactos que modifiquem este efeito devem ser mitigados ou evitados para manter o estoque de peixes e promover a integridade do ecossistema.

Palavras-chave : Condition Factor; Food web; Habitat; Impact; Paraná basin.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )