SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Effects of manganese on fat snook Centropomus parallelus (Carangaria: Centropomidae) exposed to different temperatures índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Neotropical Ichthyology

versão impressa ISSN 1679-6225versão On-line ISSN 1982-0224

Resumo

DARY, Eurizângela P.; FERREIRA, Efrem; ZUANON, Jansen  e  ROPKE, Cristhiana P.. Diet and trophic structure of the fish assemblage in the mid-course of the Teles Pires River, Tapajós River basin, Brazil. Neotrop. ichthyol. [online]. 2017, vol.15, n.4, e160173.  Epub 18-Dez-2017. ISSN 1982-0224.  https://doi.org/10.1590/1982-0224-20160173.

Este estudo foi desenvolvido em um trecho do curso médio do rio Teles Pires, um rio de águas claras que drena regiões de terreno geologicamente antigos, e onde cinco usinas hidrelétricas estão previstas ou em construção. Dado a transparência da água e as características do terreno nos hipotetizamos que a fauna de peixes local é principalmente sustentada por recurso autóctone e com alterações pouco significativas na estrutura trófica ao longo de um ciclo hidrométrico. As amostragens foram realizadas trimestralmente entre julho/2008 e maio/2009 em sete pontos dispostos ao longo de um trecho de cerca de 50 km do rio. Piscívoros foram os mais representativos em biomassa, número de exemplares e riqueza de espécies, seguidos pelos herbívoros, insetívoros e onívoros. Não houve mudança significativa na estrutura trófica da assembleia ao longo do ciclo hidrométrico, apenas onívoros apresentaram significativa variação temporal na abundância. Os principais recursos alimentares utilizados pela ictiofauna foram de origem autóctone, sobretudo insetos imaturos e peixes. Oito de 34 espécies apresentaram variação temporal na dieta. Os resultados corroboram a hipótese de que grandes rios de água clara podem ser sustentados majoritariamente por recursos autóctone. Desta forma, este estudo contribui para a compreensão de alguns fatores determinantes da produção secundária em grandes rios Neotropicais.

Palavras-chave : Amazônia; Dinâmica temporal; Ecologia trófica; Impacto ambiental; Recurso alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )